Bom dia!
Pra quem lembra de mim, um dia na vida eu fui engenheira. Bom, ainda sou, mas larguei a profissão e fui ser professora de Ensino Fundamental I.
É aí que entra meu pedido: gostaria de dicas de músicas para mostrar para meus alunos, sem ser “, Carnaval dos Animais”, porque isso eles já conhecem de cor.
Obrigada!
Que tal o conto sinfônico Pedro e o Lobo, composta por Sergei Prokofiev em 1936, uma vez que se trata de uma história infantil contada através da música, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.
Eu iria sugerir qualquer música mais programática. Meu sobrinho quando pequeno adorava “O Moldava” do Smetana, ele chamada de “a música do rio”. A 1812 do Tchaikovsky também é uma boa: aqueles que dizem que música clássica é relaxante ou parada ficam bem surpresos com ela.
O ideal é deixar tocando a música, explicar cada trecho e deixar a criança lá imaginando o que significa cada som.
Olha que programa legal: você mostra os três últimos movimentos da Sinfonia Pastoral de Beethoven, e pede para a criança imaginar uma história. Cada um conta a sua, e no final você mostra o vídeo do Fantasia (1940) do Disney tocando a mesma música!