Essa é para os que tocam (ou, como eu, fingem tocar) ou cantam. Que peças vocês estão estudando?
Eu estou estudando duas peças que li há tempos, mas agora estou conseguindo desenvolver bem. São a Les Cyclopes de Rameau e o primeiro mvto da sonata op. 90 de Beethoven.
O Beethoven tem um estilo bem típico dele,mas é bem mais simples do que uma Appassionata ou uma.Waldstein. O mais trabalhoso é uma passagem no final do desenvolvimento em que mão direita faz umas figuras ascendentes e a esquerda toca uma melodia derivada do primeiro tema. Mas é mais questão de estudar direitinho.
O Rameau que representa um desafio técnico maior, por incrível que pareça. A peça é famosa pela barrage, que é dificílimo de ler à primeira vista, por causa das trocas de mão constantes, a gente tem que basicamente decorar e depois de um tempo muito longo estou conseguindo. Não sei se em um cravo com dois teclados isso fica mais fácil.
Estou estudando a ópera Turandot (a do Puccini), porque vamos (nós da Uniopera) apresentá-la em julho. É mais difícil que La Bohème (a do Puccini, novamente), que cantei em 2019; para o coro, é bem mais longa também, pois ele aparece em todos os atos. Mas é divertido aprendê-la.