Vai o link direto para o Gloria, com seu Amen que é um ponto sublime da Ars Nova, também é o ponto alto da gravação do Pérès.
Sou muito fá do Seu Guillherme.
Podem me jogar pedras, mas eu gosto mais de Scriabin que Rachmaninov.
O que estou ouvido, pelas mãos do Sr. Gregório Sokolov:
Telemann
Concerto para Violino TWV 51:B1
Il Pomo d’Oro
Dmitry Sinkovsky
Abri aleatoriamente no YouTube.
Éliane Radigue - Jetsun Mila
Link: Spotify – Web Player
Beethoven
Sinfonia n° 6, Pastoral
Chamber Orchestra of Europe
Nikolaus Harnoncourt
Recomendação do confrade Bruno Gripp.
Por algum motivo eu tinha recordações ruins dessa gravação. Escutando hoje, com bons fones de ouvido e em um ambiente silencioso, a impressão foi bem mais positiva.
Aqui Paixão segundo São Marcos, de Bach, na Rai radio classica.
- Através do ótimo app Tunein.
Uma espetacular versão de Quadros de Uma Exposição, de Mussorgsky, com a Gewandhausorchester Leipzig, regência do lendário Igor Markevitch.
A gravação original é de 1973, pelo selo Eterna, da extinta Alemanha Oriental. Foi relançada em CD pela Berlin Classics.
A título de curiosidade, segue foto do envelope de papelão que protege o CD (que vem dentro de uma outra embalagem, também de papelão, da Berlin Classics). É uma reprodução da capa original.
Richard WAGNER (1813-1883)
Tannhäuser (Paris Version)
Spas Wenkoff (tenor) – Tannhäuser
Gwyneth Jones (soprano) – Venus/Elisabeth
Bernd Weikl (baritone) – Wolfram von Eschenbach
Hans Sotin (bass) – Landgraf Hermann
Franz Mazura (baritone) – Biterolf
Reinmar von Zweter (treble) – Shepherd
Orchestra and Chorus of the Bayreuth Festival/Colin Davis
rec. live, Bayreuth Festival, July 1978
Descubram.
Anna Þorvaldsdóttir
Archora / Aiōn
Orquestra Sinfônica da Islândia
Eva Ollikainen
Uma das compositoras contemporâneas mais reputadas, þorvaldsdóttir tem uma linguagem algo aparentada com a de Saariaho, mas de.modo geral até mais agradável. É uma música de transições lentas, transformações progressivas. Estou gostando bastante. A segunda e maior peça aiōn (do grego para “eternidade”) explora essa perspectiva da longa duração. É uma musica que te tira do presente e te joga na eternidade, uma beleza diferente, que não ouvimos antes.
Johann Sebastian Bach, aniversariante do dia (para a discussão sobre a data mais adequada, sugiro consultar o link: O nascimento de Johann Sebastian Bach – velho e novo testamento barroco – A Trupe Barroca)
Vamos de:
Toccata e fuga BWV 565
Triosonate BWV 525
Helmut Walcha, orgão.
Algernon Ashton
Sonata para cello e piano n°1
Gravação muito bem arrumada.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=nRLwJGZHKzQ&list=PLGA7IZDGlulI0JCgiO_r4FUqHrHxpiECP
Sem Sol (Без солнца)
Ciclo de seis canções de Modest Mussorgsky, o outro aniversariante do dia (nesse caso, não há polêmicas).
Sergei Leiferkus, barítono
Semion Skigin, piano.
William Walton
Concerto para Viola
Lars Anders Tomter, viola
English Northern Philharmonia
Paul Daniel
Sergei Rachmaninov
Concerto para piano nº 3
Orquestra Sinfônica de Londres
Michael Francis
Valentina Lisitsa, piano
Cheguei mais cedo na faculdade e comecei a cantarolar automaticamente o primeiro tema: “tam tarara tararaaaa”. Peguei o spotify e fiquei trabalhando ouvindo o concerto. Tem vezes em que música pede prazer puro e os concertos de Rachmaninoff oferecem isso. Na minha mente essa é a gravação paradigmatica do Rach 3. Sei que para muitos é a do Horowitz, mas a história de vida de Lisitsa e esses concertos é fascinante demais.
Amei muito esse Scriabin, @Calleres. Retribuo.
Anton Bruckner
Sinfonia no. 9 em ré menor
Orquestra Filarmônica de Berlim
Günter Wand
Um amigo me mandou um video assim
A música, infelizmente, era algo mais como uma big band. Mas fiquei pesando, qual seria a sua pedrada musical, aquilo que quando você ouve pensa:“não, a vida vale a pena ser vivida.” Veja, não é a sua música preferida, mas aquela de resolução mais satisfatória. Difícil bater um martelo, há alguns candidatos, mas a nona de Bruckner é um excelente candidato.
Sobretudo o clímax do primeiro movimento traz uma sensação de liberação de tensão que poucas músicas trazem. É algo quase físico.
Ela toca a cadência de cima ou a cadência de baixo?
Acho que vou abrir um tópico sobre isso…