O que você está ouvindo?

Bom, minhas “obras salva-vidas” são as seguintes (não há um motivo específico - elas são porque são):

1. Concertos de Brandenburgo 1 e 2, de J.S. Bach.
  2. Sinfonias 40 e 41, de Mozart.
  3. Concerto para Dois Trompetes, RV 537, de Vivaldi.
  4. Don Giovanni, de Mozart.
  5. Il Trovatore, de Verdi.

Com alguma coisa disso aí eu passo bem pela semana.

1 curtida

Eu não conheço as duas, teria que acompanhar pela partitura. Vou fazer isso amanhã.

Eu queria que aparecesse a capa. Mas só apareceu o link. Você sabe como fazer pra aparecer a capa?

1 curtida

Que maravilhosa versão! Obrigada!

Essa gravação de Aida é muito boa! :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

Brahms

Sinfonia n° 1 em dó menor, op. 68

Scottish Chamber Orchestra

Robin Ticciati

Verdi

Otello

Vickers, Rysanek, Gobbi

Orquestra e Coro da Ópera de Roma

Tullio Serafin

Não sou um grande fã de Gobbi, mas nesta gravação ele está muito à vontade. O papel demanda uma grande capacidade dramática e excelente declamação do texto, atributos que Gobbi inegavelmente possuía e dominava como poucos.

Rysanek acrescenta um pouco mais de drama à personagem, isso em relação ao padrão que estamos acostumados a encontrar em outras gravações. Há ouvintes que preferem uma Desdemona mais frágil. Não é o meu caso, a meu ver se trata de uma Desdemona de referência.

Vickers é Vickers. Um monstro.

E Serafin dá uma aula de regência. Impressionante como ele consegue destacar alguns pontos da partitura que passam por vezes despercebidos, mas fazendo isso sem interromper o ciclo dramático da gravação. Tudo flui muito naturalmente.

Esse disco é obrigatório para quem gosta de Verdi.

Mendelssohn

Octeto, Op.20

Está está no meu top-1 de gravações dessa obra.

O link no YoutTube: https://www.youtube.com/watch?v=OgfeVaK0yeM

1 curtida

Bassano - Ave Regina

G. Gabrielli - Hodie Christus natus est; Plaudite ; Virtute magna

A. Gabrielli - Laudate Dominum

Pergolesi - Miserere II em dó menor

Solistas, The Choir of Magdalen College, Oxford, The Wren Orchestra

Dr. Bernard Rose

Gravações feitas em 1977 e 1979.

Ótimo CD para quem gosta de música coral em uma interpretação que fica no meio termo entre a abordagem mais antiga (vozes operísticas, muito vibrato, coros imensos) e a historicamente informada (vozes pequenas, ausência ou redução do vibrato ao mínimo possível, grupos diminutos). O regente tem uma biografia bastante peculiar: participou do Dia D na Normandia, chegou a ser prisioneiro dos alemães e, após a guerra, foi professor de músicos renomados como Harry Christophers.

1 curtida

J.S. Bach

Paixão Segundo São João

Türk, MacLeod, Urano, Suzuki, Blaze

Bach Collegium Japan

Masaaki Suzuki

1 curtida

Aqui também celebrando a páscoa cristã:

1 curtida

Heinrich Schütz

Matthäus-Passion

Walter Heldwein, Hans Peter Blochwitz, Rafael Krol, Herbert Klein, etc.

Württemberg Chamber Choir

Dieter Kurz

1 curtida

Estou ouvindo Sviridov (Sonata para piano), aliás, depois de ouvir essa menina Fernanda Damiano interpretando a peça, a sonata subiu mais em meu conceito, pois o que já tinha ouvido antes eram gravações bem precárias (no quesito engenharia de som).

1 curtida

Friedrich Gernsheim - Sonata para violino No.2

Minha descoberta do dia. Não conhecia e achei uma música extremamente bem arrumada.

Sinfonia Fantástica, de Hector Berlioz
Orchestre de Paris - Klaus Mäkëla

Posso estar me tornando um velho chato, mas a meu ver falta uma dose suficiente de loucura nessa gravação. Sobretudo nos dois últimos movimentos, em que se espera que a orquestra pegue fogo, o que se tem é uma leitura um tanto quanto burocrática. Não que a orquestra soe mal: ela soa bem. Mas falta uma concepção global mais vibrante. Há trechos em que isso até parece que irá acontecer, mas a coisa esfria logo depois.

Comparações são inevitáveis, então vamos a elas: falta o pulso de um Bernstein, de um Markevitch, de um Munch, até mesmo de um Tilson Thomas e de um Boulez, que gravaram a sinfonia com concepções bem mais interessantes (e com orquestras que também estavam à altura do desafio).

Enfim, uma versão morna.